Garantir o desenvolvimento econômico baseado em ciência, tecnologia e inovação. Esse é um grande desafio e a meta para as cidades brasileiras. Para discutir soluções que impulsionem o município para a nova realidade socioeconômica mundial, gestores públicos, pesquisadores, estudantes, empreendedores, startups e representantes de empresas do Polo Industrial de Camaçari se reúnem nesta sexta-feira (12), das 8h30 às 17h30, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), para o Fórum Camaçari Cidade Inovadora 2025.
O evento que marca um passo decisivo na consolidação da inovação como política pública estratégica no município, acontece em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti). Aberto ao público, as inscrições podem ser realizadas na plataforma Sympla.
O encontro tem como destaque, a entrega oficial do Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação – Camaçari Inova, estudo que apresenta o diagnóstico sobre o ambiente de inovação do município. No levantamento, foram identificados os principais atores, capacidades tecnológicas, desafios estruturantes e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da cidade.
O fórum vai reunir especialistas, instituições de ensino e atores do ecossistema baiano de inovação para promover diálogos e trocas de experiências. Na programação, também está prevista a participação especial de servidores da Prefeitura de Florianópolis (SC), que é referência nacional na estruturação de políticas públicas de inovação.
Programação:
8h30 – Credenciamento e recepção dos participantes.
9h00 – Solenidade oficial de abertura, seguida lançamento do Ecossistema de Inovação – Camaçari Inova.
10h30 – O diretor de Planejamento e Gestão da Sedec detalha os instrumentos previstos na Lei Municipal de Inovação.
11h00 – Palestra “A Inovação como Política Pública de Desenvolvimento Local – A Experiência de Florianópolis”, com Marlon Goulart Marian, chefe do Departamento de Competitividade Econômica da Subsecretaria de Inovação da Prefeitura de Florianópolis.
14h – Painel “O Potencial do Ecossistema de Inovação de Camaçari”, reunindo CIMATEC Park, Bee Hub Empresarial, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação – Universidade Federal da Bahia (ICTI – UFBA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
15h – Palestra “Ambientes que Transformam: Como o Parque Tecnológico Impulsiona a Economia e Apoia Ecossistemas Locais”, com a especialista Katya Perazzo.
16h00 – Palestra “Como Construir um Ecossistema de Excelência: Governança, Recursos e Iniciativas”, conduzida por Mateus Couto.


