Acabou a espera! A tão aguardada inauguração da Policlínica Regional de Camaçari já tem data marcada: quarta-feira, 1º de julho de 2026. Com investimento superior a R$ 24,4 milhões, a unidade é a primeira do Brasil construída dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Depois de uma intensa briga entre o Executivo municipal e vereadores da bancada de oposição, foi votado e aprovado, na semana passada, o Projeto de Lei do Executivo nº 1199/2026, que ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde, com o objetivo de constituir um Consórcio Público de Saúde.
A proposta, fundamentada na Lei Federal nº 11.107, de 6 de abril de 2005, teve como objetivo implementar iniciativas voltadas à promoção de ações de saúde pública assistenciais, além de outros serviços relacionados à saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A aprovação foi vista como uma grande vitória pelo governo e marcou a fase final para a implantação da nova Policlínica.
A nova unidade de saúde contará com 25 consultórios destinados a diversas especialidades, entre elas oftalmologia e otorrinolaringologia, além de espaços voltados para fisioterapia, ambulatório de estomias e atendimento infantil com foco em estimulação precoce.
De acordo com a administração municipal, a nova estrutura foi projetada para oferecer mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde, fortalecendo a capacidade de atendimento do município.
A construção da Policlínica Regional de Camaçari é resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal.


