A Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC) e a Central de Dirigentes Lojistas (CDL), realizaram na tarde de terça-feira (13), o primeiro debate entre os prefeituráveis de Camaçari. O evento realizado na sede das instituições, reuniu os candidatos Jailce Andrade (PCdoB), Luiz Caetano (PT) e Nilton (PSOL). Francisco Irmão (SD), foi até o local do debate, mas devido o indeferimento de sua candidatura sua participação foi vetada. Também convidado para o evento, o vereador Antonio Elinaldo (DEM), que continua evitando debater com seus concorrentes, não apareceu, nem apresentou justificativa.
Questionado sobre ações voltadas a mobilidade, saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico, os candidatos apresentaram suas propostas – baseadas em cada plano de governo – e se revezaram formulando e respondendo as perguntas dos adversários e dos empresários. Dentre as propostas voltadas para o setor, Jailce falou sobre o fortalecimento do microempresário, Nilton defendeu a valorização dos trabalhadores do comércio (não só os empresários) e Caetano apresentou um modelo baseado no empreendedorismo – envolvendo Prefeitura, empreendedor e comunidade.
O segundo bloco foi formado por perguntas entre candidatos, com os temas e interlocutores definidos por sorteio. Os temas apresentados foram: governança participativa, gestão local para a sustentabilidade; economia local dinâmica, criativa e sustentável; gestão de desenvolvimento de pessoas e melhorias para mobilidade e redução de tráfego. Em seguida, foram realizadas perguntas dos empresários e o encerramento ficou por conta dos candidatos que ratificaram seus posicionamentos.
Para Jailce, o investimento para o desenvolvimento dos microempresários pode auxiliar na inserção dos jovens no mercado de trabalho e potencializar áreas que estão negligenciadas no município. “Nossa proposta é potencializar e fortalecer o desenvolvimento das microempresas locais, a qualificação profissional dos jovens também para que possam ser inseridos nesse mercado de trabalho; a criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico, potencializando essa relação com a sociedade civil e a potencialização do turismo no município”, afirmou Jailce.
Caetano propõe um choque de gestão para que os equipamentos públicos e as ações de políticas funcionem. “Iremos colocar os equipamentos públicos que já existem para funcionar, principalmente na saúde e na segurança pública. Depois trataremos de botar em prática o que consta em nosso programa de governo, cuja construção foi feita de forma participativa e democrática”, explicou o candidato. A participação de Caetano no evento foi exibido ao vivo através de sua página no Facebook, alcançando um público de 54 mil pessoas e obtendo mais de quatro mil comentários.
O candidato Nilton da Resistência, aproveitou a oportunidade para defender a ampliação e consolidação dos direitos dos trabalhados do comércio. “Primeiramente, fora Temer. O PSOL quer garantir a qualidade de vida de toda população, em consequência é preciso que os comerciantes tem que colocar em pauta a valorização dos seus trabalhadores, dos comerciários”, argumentou Nilton.
O único ponto de consenso entre os candidatos foram as críticas à cadeira vazia reservada ao candidato do Democratas.

