Com os feriados prolongados, férias escolares e viagens, janeiro costuma ser marcado pela queda no número de doações de sangue. Desta forma, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com os estoques em nível crítico.
A redução compromete diretamente a capacidade de reposição dos estoques, justamente neste período, quando a demanda tende a crescer, devido ao aumento do fluxo nas estradas e, consequentemente, do risco de acidentes de trânsito. A situação eleva a necessidade de transfusões sanguíneas, além do atendimento regular a pacientes em tratamento, cirurgias e emergências.
Atualmente, todos os tipos sanguíneos estão com níveis inferiores a 24 horas de atendimento. O cenário acende um sinal de alerta e exige mobilização imediata dos doadores.
Segundo a Assistente Social Márcia, “os doadores de sangue são essenciais para a manutenção dos estoques da Hemoba em níveis seguros e, por consequência, para salvar a vida de muitos pacientes que estão nos hospitais precisando dos hemocomponentes para o seu tratamento”, ressaltou.
São várias as situações em que as pessoas necessitam da transfusão de sangue ou de plaquetas, como em alguns tipos de cirurgias, no tratamento oncológico, de lesões graves ou outras formas de doenças. Os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
Onde doar?
Hemoba Camaçari
Endereço: R. Jorge Amado – Jardim Limoeiro, Camaçari–BA, 42801-170
Telefone: (71) 3644-4252

