Quase 2,5 toneladas de resíduos plásticos foram arrecadadas durante iniciativa de economia circular em Camaçari. Ao longo do ano, 506 participantes trocaram resíduos por itens essenciais, como alimentos, produtos de higiene e limpeza, beneficiando mais de 1.518 pessoas direta e indiretamente. A mobilização foi realizada através do Plastitroque, projeto socioambiental promovido pela Braskem nas escolas municipais de Camaçari.
A edição de 2025 do projeto foi encerrada na última quarta-feira (3), na Escola Municipal Sônia Regina, localizada no bairro Phoc III. A unidade escolar se destacou ao arrecadar 1,145 tonelada de resíduos. Ao longo do ano, o projeto foi realizado nas escolas municipais do Natal, Cosme de Farias e Sônia Regina, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e a Limpec, empresa de limpeza pública de Camaçari.
O Plastitroque funciona da seguinte forma: os participantes entregam seus resíduos plásticos, que são pesados e convertidos em Plasticoins, moeda social do projeto. Em seguida, os créditos podem ser trocados por itens básicos. Já os materiais arrecadados, foram destinados à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da reciclagem no município.
O Plastitroque já realizou 13 edições na Bahia, beneficiando mais de 10 mil pessoas e coletando mais de 14,2 toneladas de resíduos plásticos. Com o resultado, a iniciativa é considerada uma referência em educação ambiental e economia circular.

