
Faltando cerca de 1 ano e dois meses para as eleições 2026, o agora pré-candidato a deputado federal, Flávio Matos, recém-filiado ao PL de Jair Bolsonaro, aparece com uma vantagem de 2 pontos percentuais sobre a deputada Ivoneide Caetano (PT), que será candidata à reeleição.
O levantamento, que tem caráter informal, foi realizado pelo portal Subcelebrities Camaçari, maior portal de ‘fofoca’ da cidade, usando o recurso “enquete” do Instagram, através do qual cada perfil pode votar em uma das opções, apenas uma vez, exclusivamente pelo celular. A página costuma ter engajamento forte de apoiadores dos dois lados políticos.
Segundo o portal, a enquete contou com 5.450 votantes, sendo 80% de camaçarienses, 67,1% mulheres e idade predominante dos 25 aos 35 anos. Embora a pesquisa não siga critérios oficiais e não tenha validade eleitoral, serve de indicativo do cenário atual.
Desde que foi derrotado na disputa pela prefeitura e abandonado pelo ex-aliado, Elinaldo Araújo (União Brasil), Flávio se manteve em ritmo de campanha, visitando amigos e apoiadores, se reunindo com aliados e, é claro, aproveitando qualquer oportunidade para produzir conteúdos contra a atual gestão e reforçar o discurso que desenvolveu no período eleitoral. A vantagem do agora oficialmente bolsonarista pode ser explicada pelas questões ainda não resolvidas totalmente pelo prefeito Luiz Caetano (PT), a exemplo da oferta regular de medicação nas unidades de saúde, contudo como Caetano ainda tem muita tinta na caneta, a história a ser contada pode vir a ser bem outra.
Somado a isso a eleição para deputado federal conta com votos de todo o estado e, ao contrário de Ivoneide, Flávio Matos não tem nenhuma base fora de Camaçari. Além disso, mesmo com o apoio de João Roma, que tem uma base sólida e pode transferir alguns votos, a esposa, Roberta Roma, deverá disputar a reeleição para a Câmara Federal, assim como Capitão Alden e João Carlos Bacelar, reduzindo ainda mais as possibilidades do ex-pupilo de Elinaldo manter essa frente.
Dos atuais três deputados federais pelo PL na Bahia, quem teve a menor votação em 2022 foi João Carlos Bacelar, com 90.222 votos. Mesmo se conseguir o feito de capitalizar 100% da votação que teve para prefeito, Flávio Matos ainda estará longe desse número. Já Ivoneide Caetano foi eleita com 105.885 votos. Fato é que essa conta não deve tranquilizar a aparente vantagem de Flávio Matos apontada pela enquete.
VEJA TAMBÉM:
Flávio chama Helder de traidor e diz que ele agiu para sabotar eleição
Caetano ironiza suposto rompimento entre Flávio Matos e Elinaldo
“Ele seria nosso candidato a prefeito em 2028”, diz Elinaldo sobre Flávio Matos
Flávio rompe com partido de Elinaldo e filia-se ao de Bolsonaro

