desentupidoraok

Camaçari é a quarta cidade mais violenta do país, diz estudo

camacari2507

Compartilhe essa matéria:

Camaçari (Foto: José Carlos Almeida)

O avanço do crime organizado pelo Nordeste do  país tem apresentado consequências graves. A negligência com a expansão dos comandos criminosos organizados tem produzido um fenômeno de insegurança pública e baixa resistência em cidades sem estrutura adequada para enfrentar o poder de fogo e recursos financeiros dessas organizações criminosos. O resultado é visto no 19ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado nesta quinta-feira (24). O estudo mostra aumento da criminalidade em espaços como residências e escolas, além do crescimento de crimes no meio digital.

Outro triste registro é o avanço da violência nas cidades do Nordeste. As dez cidades mais violentas se encontram nessa região. Nesse ranking negativo, Camaçari aparece na quarta posição, tendo Maranguape (CE), como primeiro colocado, Jequié (BA) em segundo e Juazeiro (BA), em terceiro. Apesar do resultado negativo, a cidade de Camaçari caiu duas posições em relação a 2024, quando aparecia como a 2ª mais violenta. 

Nesse cenário, o ranking das cidades mais violentas é composto por três municípios do Ceará, cinco da Bahia e dois de Pernambuco. Em todos os casos, o índice de mortalidade é pelo menos o triplo da média nacional, equivalente a 20,8 homicídios por 100 mil moradores. Seguindo o comparativo estadual, Bahia e Ceará aparecem na segunda e terceira posição entre as unidades da federação (UFs), com taxas de 40,6 e 37,5 homicídios por 100.000 habitantes, respectivamente. 

Por outro lado, mesmo com a Bahia ocupando cinco das 10 posições do ranking, o estudo aponta que houve uma diminuição de 8,4% no número de mortes violentas no estado – em 2023, foram 5.579, enquanto em 2024 foram 6.036. Além de Camaçari, os dados desse ano demonstram diminuição nos índices de violência em pelo menos três outras cidades: Jequié, Simões Filho e Feira de Santana.

Outro dado exposto no anuário é o aumento de golpes e casos de feminicídio no país. O documento mostra que criminosos aplicaram quatro golpes por minuto contra brasileiros em 2024, totalizando 2,2 milhões de casos de estelionato —crescimento de 7,8% em relação ao ano anterior e aumento de 408% desde 2018. Foram 1.492 feminicídios, maior número da série histórica, enquanto as mortes violentas intencionais caíram 5,4% para 44.127 vítimas.

Confira a lista das dez cidades brasileiras com maiores índices de homicídios por 100 mil habitantes: 

Maranguape (CE): 79,9 por 100 mil

Jequié (BA): 77,6

Juazeiro (BA): 76,2

Camaçari (BA): 74,8

Cabo de Santo Agostinho (PE): 73,3

São Lourenço da Mata (PE): 73

Simões Filho (BA): 71,4

Caucaia (CE): 68,7

Maracanaú (CE): 68,5

Feira de Santana (BA): 65,2

Clique aqui e siga-nos no Facebook

Mais lidas