desentupidoraok

Balanço da Sedes e Semu apresenta políticas públicas para mulheres e acolhimento social

politicas1

Compartilhe essa matéria:

Prefeitura de Camaçari tem divulgado matérias com o resultado qualitativo obtido pela gestão do prefeito Luiz Caetano (PT), no primeiro semestre de 2025 (Foto: Patrick Abreu)

Discussões sobre políticas públicas, ações para promoção de direitos e acolhimento foram alguns dos marcos registrados pelas Secretarias da Mulher (Semu) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), que divulgaram o balanço dos seis primeiros meses de gestão. Ao longo do mês, a Prefeitura de Camaçari tem divulgado matérias com o resultado qualitativo obtido pela gestão do prefeito Luiz Caetano (PT), no primeiro semestre de 2025.

Dentre as iniciativas, foram registrados importantes debates abordando temas como igualdade de gênero, enfrentamento à violência contra a mulher, desenvolvimento social e promoção da justiça social para negros e comunidades tradicionais.

De acordo com a secretária da Mulher, Branca Patrícia, essa abordagem foi  necessária “diante do cenário de abandono encontrado na área de políticas públicas para as mulheres”. Ela conta, que uma das áreas que estavam sem a devida atenção, era a Rede de Atenção à Mulher Vítima de Violência, que encontrava-se desmontada. 

Para garantir a efetivação das politicas públicas para as mulheres, a Semu destaca a realização da 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, embasada por pré-conferências; retomada das atividades do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e do Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM), que juntos somam mais de 900 atendimentos no período; implementação do projeto “Respeito é a Base” no contexto educacional; ação itinerante nos bairros; projeto de pesquisa “Palavra de Mulher”; programa Qualifica Mulher, com cursos profissionalizantes gratuitos; e ampliação da Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulher.

Já a Sedes, teve como um dos destaques a ação que foi considerada a maior distribuição de Cestas de Páscoa registrada em Camaçari, totalizando 60 mil kits e 240 toneladas de peixe entregues às famílias inscritas no Bolsa Família, Bolsa Social e acompanhadas pelos programas de assistência social do município.

A pasta também promoveu discussões sobre políticas públicas para as pessoas da terceira idade, com a realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Nesse período,  foi realizada também a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, destinada aos agentes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Camaçari. 

Dentre os resultados apresentados pela pasta do social, conta ainda a mobilização para cadastro e atualização de dados de beneficiários do Bolsa Família, e a participação no comitê da Operação Chuva para apoio às famílias atingidas pelas intensas chuvas registradas no mês de maio.

(Foto: Patrick Abreu)

(Foto: Juliano Sarraf)

(Foto: Juliano Sarraf)

(Foto: Juliano Sarraf)

Clique aqui e siga-nos no Facebook

Mais lidas