Seguindo recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), a Câmara de Camaçari aprovou durante a 28ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (09), a prestação de contas do Poder Executivo de Camaçari, relativo ao ano de 2023. As contas são da gestão do ex-prefeito Elinaldo Araújo (União). Com maioria na Casa, a apreciação da prestação de contas não representou nenhum risco para a trajetória política do ex-gestor, que é pré-candidato a deputado estadual.
A tramitação da matéria teve início no mês de novembro, quando a Câmara recebeu o Processo do TCM-BA, Nº 07582e24, relativo às contas do exercício financeiro de 2023, acompanhado do Parecer Prévio nº PCO 07582e24APR, “no qual o órgão fiscalizador opinou pela aprovação, porque regulares, porém, com ressalvas, das contas do Prefeito do Município de Camaçari”.
Em seguida, acompanhando o Regimento Interno da Casa, foi criada uma Comissão Especial para análise do processo, tendo sido formada pelo vereador Dr. Elias Natan (União), como presidente, e o vereador Jamessom (PL), como relator, aliados do ex-gestor. O colegiado foi formado ainda, pelos membros Jackson Josué (União), Luisão (Republicanos) e Paulinho do Som (PT). O vereador Paulinho foi o único a apresentar voto contra a aprovação das contas.
De acordo com o presidente da comissão da Câmara, as ressalvas apontadas pelo TCM não comprometem a prestação de contas. Natan garante que o Executivo cumpriu todos os marcos legais da administração pública. “De fundamental importância para o nosso julgamento, foi o fato de o Executivo ter ultrapassado os limites mínimos de investimento em áreas importantes como saúde e educação”, declarou.
A decisão foi comemorada pela bancada de oposição da Casa. Com bonés personalizados com a frase “Eli parceiro da Bahia”, divulgaram vídeo onde destacam a aprovação. “Hoje esses vereadores a até mesmo a contribuição da base do prefeito, teve que reconhecer a gestão competente com o dinheiro público, com quem não brinca com seu dinheiro e trabalha com responsabilidade”, declarou o lider da oposição na Câmara, Dudu do Povo (União).
O ex-gestor também compartilhou um card comemorativo no seu perfil no Instagram. “Deus é bom o tempo todo, e o tempo todo Deus é bom!”, escreveu o pré-candidato na legenda. Para Elinaldo, a decisão reforça que a sua gestão foi “eficiente, responsável e transparente com o dinheiro público”. Com o resultado e a manutenção de maioria na Casa Legislativa, o ex-prefeito encerra o ano com saldo político positivo e fôlego para continuidade do seu projeto.

