desentupidoraok

Fernando Brito: Coaf, que saiu da Fazenda para Moro, agora tem a PF no controle?

Compartilhe essa matéria:

O Coaf é a única instituição que não depende de ordem judicial para quebrar o sigilo bancário

A nomeação da delegada Érika Marena para o Conselho de Controle de Atividades Financeiras é sinal de que o órgão, antes uma instituição fazendária, caminha para tornar-se um apêndice da Polícia Federal.

O Coaf é a única instituição que não depende de ordem judicial para quebrar o sigilo bancário, recebendo automaticamente relatórios de movimentações bancárias superiores a R$ 5 mil ou que, por qualquer outra característica, possa ser considerada suspeita.

Pode, portanto, fazer investigações preliminares e, se houver motivo, informar o Ministério Público.

Agora, porém, há o fundado receio de que passe a ser uma dependência a ser, até informalmente, acionada pela Polícia sempre que desejar.

A Dra. Erika tem histórias, e muitas, além de ser personagem  cinematográfica em A Lei é para todos e O Mecanismo.

Foi a responsável pela Operação Ouvidos Moucos, a que levou à prisão e ao suicídio o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, por acusações que, depois de morto o acusado, mostraram-se infundadas.

Processou e conseguiu manter sob censura o repórter Marcelo Auler.  Um dos processos que moveu  foi  por este ter reproduzido o comentário de outro delegado de que Marena entendia “vazamentos”  como forma de “ajudar investigações”.

Há quem acredite que a nomeação de Marena para o Coaf seja uma “indenização por dano moral” ao ex-juiz e ministro da Justiça Sérgio Moro pela humilhação pública no caso da “desnomeação” de uma conselheira suplente na área de Segurança Pública.

Pendurado  nas movimentações financeiras registradas pelo Conselho como está o “Filho 01”- as dele e as de Fabrício Queiroz – não há dúvidas de que o Coaf é um problema.

Ou uma solução.

Veja também:

Ministério com 20 homens e 2 mulheres é “equilibrado”, diz Bolsonaro

Olavo de Carvalgo chama ministros de Bolsonaro de ‘fdp’ e pede que seus alunos deixem governo

Maria do Rosário no 8 de março : “Não quero ser vista como a pessoa agredida por Bolsonaro, prefiro ser a mulher que o derrotou”

‘Posse’ de José de Abreu agita redes sociais e vira ato político contra Bolsonaro

Ministro da Educação será processado por tentar impor Escola Com Partido

Ministro diz que errou e muda comunicado às escolas sobre Hino

Escola sem partido? – MEC manda email para escolas pedindo que cantem o hino e leiam slogan da campanha

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Mais lidas