desentupidoraok

Bahia segue em alerta com ameaça de intoxicação por metanol

metanol0501
Procon-BA orienta que consumidores mantenham vigilância redobrada, evitando o consumo de destilados de procedência duvidosa (Foto: Reprodução)

Compartilhe essa matéria:

Com a confirmação dos primeiros casos de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia e a morte de uma das vítimas, o Procon Bahia intensificou o monitoramento e as ações preventivas. Para evitar novos casos, a Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria de Vigilância Sanitária do município, segue as investigações e realizaram a lacração do depósito de bebidas onde o material foi comprado.

Como parte da estratégia de prevenção a riscos e proteção dos direitos dos consumidores, o Procon tem aplicado notificações administrativas, onde exige que as empresas apresentem, de imediato, a rastreabilidade dos produtos, notas fiscais e certificados de regularidade sanitária. De acordo com o órgão estadual, a ação visa a responsabilização e o bloqueio preventivo da cadeia de distribuição de substâncias impróprias para o consumo humano.

O Estado também recebeu na última quarta-feira (31), uma remessa de 100 ampolas de etanol farmacêutico para reforçar o atendimento, quando indicado, em casos de intoxicação por metanol. O produto é considerado um antídoto vital no tratamento, pois atua impedindo que o metanol se transforme em substâncias ainda mais tóxicas, que podem causar diversos problemas no organismo.

A chegada das ampolas garante que a rede de assistência no estado continue tendo suporte imediato para o tratamento de pacientes, uma vez que a agilidade na administração do etanol farmacêutico, nos casos indicados, é o principal fator para reduzir a taxa de letalidade e sequelas graves.

Já as investigações e ações preventivas, seguem em regime de cooperação com a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária. Além das punições no âmbito do consumo, os responsáveis pela falsificação das bebidas poderão responder criminalmente por infrações à segurança e saúde pública.

Cuidados

O Procon-BA orienta que consumidores mantenham vigilância redobrada, evitando o consumo de destilados de procedência duvidosa, com lacres rompidos ou rótulos com má impressão. A população é incentivada a contribuir com as ações de fiscalização enviando denúncias através do e-mail denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br ou pelo portal oficial ba.gov.br

Ampolas do etanol farmacêutico é o principal fator para reduzir a taxa de letalidade e sequelas graves (Foto: Ascom/GovBA)
Procon Bahia intensificou o monitoramento e as ações preventivas (Foto: Ascom/GovBA)

Mais lidas